EDUCATIVO

Oficina de desenho com carvão

 

Partindo do livro “Menina amarrotada” são apresentadas aos participantes as técnicas usadas para ilustração do livro: folhas de papel craft, carvão e borracha. Os participantes, então, são conduzidos pelo processo de criação e desenvolvimento da personagem na narrativa: o que é estar amarrotado? Quando temos esse sentimento? E o que fazemos para externalizá-lo? 

Oficina de carimbos

 

Os leitores são convidados a participar do processo criativo da autora, iniciando um desenho a partir de um carimbo e, depois, disfarçando o mesmo por meio de traços e linhas que contam uma história. O passo final é a elaboração de um poema-charada por cada participante, convidando os colegas a adivinharem aonde o carimbo está escondido. A brincadeira pode continuar em casa, entre pais a filhos, na qual cada um inventa um poema-charada e um desenho diferente, também partindo do carimbo.

Oficina de narrativa com barbante

 

Partindo do livro “Eu (não) gosto de você!” é apresentada aos participantes a técnica usada no livro: um barbante que forma todas as ilustrações. A partir de uma leitura em conjunto, os leitores são provocados a perceber as diferenças de cores em cada momento da narrativa, assim como a relação da cor com o sentimento retratado e o tema em questão: a chegada de um irmão. 

Oficina "Como nasce um livro?"

 

Partindo do processo de construção livro “A História do Arco-Íris”, a escritora explica como o livro é feito, da criação da história, revisão, montagem, até a escolha do ilustrador, tudo em formato de bate-papo. Cada participante é então convidado a montar seu próprio livro: partindo de folhas dobradas, devem pensar na história, nas ilustrações, na divisão da narrativa, e, por fim, na capa e no título. 

 

Bate papo com autor e construção de narrativa

 

Partindo do livro "E agora, papagaio?", o autor Gilles Eduar inicia um bate papo com as crianças, contando a história e apresentando os elementos da narrativa. Os participantes começam, então, a criar uma narrativa visual junto com o autor, acompanhando o aumento progressivo dos algarismos e do grupo atrapalhado de personagens que vão surgindo.

 

© ​2014 Jujuba Editora. 

Desenvolvido por Entrelinha Design

  • facebook-square