Oficina de carimbos

 

I Coleção Carimbo I 

 

A partir de carimbos nas formas de mosca, cavalo e peixe, a artista plástica Renata Bueno cria poéticas e brincadeiras que levam o leitor a se envolver com a narrativa verbal e visual do livro. 

Dois desafios são lançados: Primeiro, um poema-charada convida o leitor a desvendar o “mistério”: cadê o carimbo?. Em seguida, depois da leitura do texto verbal, o leitor é convidado a ler o texto visual e encontrar a resposta: o carimbo camuflado na cena criada pela ilustradora.

Os primeiros contatos com o letramento para os leitores iniciantes, o contato com o poema, para os mais experientes, além da leitura de imagem e a brincadeira do “cadê” fazem desta coleção excelente instrumento no auxílio e desenvolvimento do leitor literário.

 

 

A OFICINA

 

Os leitores são convidados a participar do processo criativo da autora, iniciando um desenho a partir de um carimbo e, depois, disfarçando o mesmo por meio de traços e linhas que contam uma história. O passo final é a elaboração de um poema-charada por cada participante, convidando os colegas a adivinharem aonde o carimbo está escondido. A brincadeira pode continuar em casa, entre pais a filhos, na qual cada um inventa um poema-charada e um desenho diferente, também partindo do carimbo.

Esta atividade incentiva a participação dos pais e acompanhantes no desenvolvimento das crianças, auxilia na criação do vínculo e no brincar, fomentando a criatividade e auxiliando no processo de leitura e escrita.

 

Oficina coletiva no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca. 

© ​2014 Jujuba Editora. 

Desenvolvido por Entrelinha Design

  • facebook-square