Oficina "Como nasce um livro?"

 

A História do Arco-Íris | Daniela Padilha

 

 

Sentimentos como o egoísmo e perda são tratados nesta sensível narrativa, que conta a história de como surgiu o arco-íris. Borboletas de todas as cores se juntavam no céu para formar um arco de cores. Um menino, querendo as borboletas só para ele, inicia uma caçada as borboletas.

Todas as ilustrações são feitas a partir de cenários confeccionados com panos e bonecos e depois fotografados. A ecolha das cores, a posição das imagens e perspectivas permitem uma leitura visual que integra a narrativa escrita, numa obra que permeia sentimentos e sensações.

 

A OFICINA

 

Partindo do processo de construção do livro "A História do Arco-Íris", a escritora explica como o livro é feito, começando da criação da história e o convite ao ilustrador. Depois, conta como a produção de um livro é feita: como um texto se transforma em um livro? O que é um editor? O que ele faz? O que é um revisor de texto? Como uma ilustração feita por um ilustrador se multiplica em vários livros? Como o livro é montado? Onde o texto é colocado? E a ilustração? Tudo isso de forma lúdica e em formato de bate-papo com os participantes. As crianças são então convidadas a montar seu próprio livro. Partindo de folhas dobradas, elas devem pensar em uma história, nos desenhos que contam essa história, na divisão da narrativa entre as páginas, e, por fim, na capa do livro e em seu título. Depois da atividade, as crianças tem a opotunidade de mostrar seus livros para os colegas, compartilhando a história criada. 

Esta oficina aproxima o leitor do livro, aumentando sua intimidade com esse objeto e criando identificação com a sua produção. Ao final, cada criança levará para casa o seu livro, como produto final da atividade.

 

Oficina para escola da rede municipal, na Biblioteca Municipal Affonso Taunay, São Paulo. 

© ​2014 Jujuba Editora. 

Desenvolvido por Entrelinha Design

  • facebook-square