Oficina de narrativa com barbante

 

Eu (não) gosto de você! | Raquel Matsushita

 

 

A chegada de um irmão nunca é assunto simples de lidar: sentimentos novos surgem, como ciúmes, raiva, assim como uma nova forma de amor se apresenta: será que eu gostou ou não gosto desse irmão?. A escritora e ilustradora Raquel Matshushita, de maneira sensível apresenta um enredo que permite a identificação do leitor com esses sentimentos, validando-os e respeitando-os.

A narradora não ficou muito feliz quando ficou sabendo que ganharia um irmãozinho. O medo, ciúmes e o sentimento de perda são comuns nesta situação. Raquel consegue transmitir este processo com leveza e humor, sem maquiar os sentimentos, mas sim os trazendo para o plano da existência e acolhendo-os.

 

A OFICINA

 

Partindo do livro “Eu (não) gosto de você!” é apresentada aos participantes a técnica usada no livro: um barbante que forma todas as ilustrações. A partir de uma leitura em conjunto, os leitores são provocados a perceber as diferenças de cores em cada momento da narrativa, assim como a relação da cor com o sentimento retratado e o tema em questão: a chegada de um irmão.

Depois da roda de conversa, folhas coloridas são distribuídas para as crianças, assim como cola e barbante: um processo simples que faz o leitor criar um novo olhar sobre o livro, assim como desenvolver a percepção para a leitura de imagens, a narrativa visual e sua integração com a narrativa verbal e se aproximar da construção do objeto livro.

 

Oficina para escola da rede municipal, na Biblioteca Municipal Anne Frank, São Paulo. 

© ​2014 Jujuba Editora. 

Desenvolvido por Entrelinha Design

  • facebook-square