Oficina de desenho com carvão

 

Menina amarrotada | Aline Abreu

 

 

Por meio de ilustrações feitas com carvão, a autora e ilustradora Aline Abreu cria uma narrativa tocante, que aborda a relação entre pai e filha, os sentimentos de amor, perda e saudade. “Menina amarrotada” ganhou o Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano - Crescer 2014, além de ser selecionado kit de leitura da Prefeitura de BH de 2014.

A menina tinha tudo o que amava do lado de lá: biscoito, balanço e abraço de pai. Mas um dia o pai viajou para longe. Ele sempre viajava, é verdade, mas dessa vez foi diferente: uma tristeza foi fazendo a menina amarrotar: e se ele nunca mais voltar? De maneira delicada, sentimentos como ausência, tristeza e amor são apresentados ao leitor por meio de uma literatura sensível textual e visualmente.

 

A OFICINA

 

Partindo do livro “Menina amarrotada” são apresentadas aos participantes as técnicas usadas para ilustração do livro: folhas de papel craft, carvão e borracha. Os participantes, então, são conduzidos pelo processo de criação e desenvolvimento da personagem na narrativa: o que é estar amarrotado? Quando temos esse sentimento? E o que fazemos para externalizá-lo?

Então, os participantes são convidados a criar a um desenho com carvão e borracha e,em determinado momento, são desafiados a amarrotar o papel, assim como a ilustradora Aline Abreu fez em seu processo de criação do livro.

Esta atividade aproxima os leitores do objeto livro, desenvolvendo o olhar para a leitura de imagem, além de um desdobramento da narrativa escrita, apresentando diferentes possibilidades de materiais, técnicas e formatos.

 

 

Oficina para escola da rede municipal, na Biblioteca Municipal Brito Broca, São Paulo. 

© ​2014 Jujuba Editora. 

Desenvolvido por Entrelinha Design

  • facebook-square